Fale conosco, ligue:

 

(31) 3296-3162 

Ou nos envie sua dúvida ou sugestão, Clique aqui!

Avaliação de apartamento

-  Avaliamos seu apartamento!

 

Laudo de avaliação de apartamento e determinação do valor de mercado para fins judiciais, garantia, atualização patrimonial, operações de compra/venda ou locação e renovatória de aluguel.

avaliação de apartamento
avaliação de apartamento

O laudo de avaliação de apartamento é elaborado por engenheiro ou arquiteto especializado e é um documento imprescindível na determinação do valor de mercado do imóvel, onde são considerados elementos comparativos de mercado, cálculos estatísticos e a depreciação em cada caso específico, conforme determinado pela NBR 14.653-Avaliação de Bens, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para executar uma avaliação de apartamento, além da vistoria obrigatória, é preciso também analisar seu potencial, seu aproveitamento econômico, sua vocação com base em conhecimentos do mercado local e suas tendências em relação à sua vizinhança, segurança e infraestrutura.

As variáveis adotadas, no caso de avaliação de apartamento, podem ser as mais diversas, dependendo da vocação do imóvel: área privativa, localização, quantidade de quartos, nível de acabamento, existência de porteiro físico, especificações da área de lazer (se é completa, parcialmente completa, básica ou inexistente), quantidade de vagas de garagem, quantidade de elevadores, etc. O objetivo é caracterizar o imóvel dentro de sua região e vocação, de forma a obter a melhor comparação com o mercado naquele momento. Cabe ao engenheiro e ao arquiteto avaliador escolher as variáveis a serem utilizadas no processo, de acordo com a sua experiência e análise da situação.

A técnica mais utilizada no caso de avaliação de apartamento é o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, por conta da disponibilidade enorme de dados comparativos para este tipo de imóvel (diferentemente de outras tipologias mais atípicas, como construções dedicadas a uma finalidade específica, terrenos limítrofes entre áreas urbanas e rurais, ou outros onde seja difícil encontrar uma amostra significativa de unidades do mesmo tipo). Uma amostra atualizada com dados de mercado de apartamentos com a mesma vocação e características é inserida em um modelo estatístico. O resultado é analisado de forma a oferecer ao avaliador as informações necessárias e validadas estatisticamente para determinar o valor de mercado atualizado do imóvel. Esta análise, por conta de sua complexidade estatística, somente pode ser feita com a utilização de softwares estatísticos dedicados. Felizmente, alguns desenvolvedores de softwares atuam neste mercado, oferecendo ferramentas para a adequada elaboração da avaliação de imóveis.

 

Exemplos de finalidades do laudo de avaliação de apartamento são: operações de compra e venda, partilha de bens, operações de garantia, atualização patrimonial, revisão de tributos, estudos de viabilidade de empreendimentos, renovação de contrato de aluguel, ou qualquer outra situação que envolva patrimônio imobiliário.

 

 

Os clientes principais do laudo de avaliação de imóvel são: pessoas físicas, incorporadoras, construtoras, bancos, governos, poder judiciário (em ações de partilha de bens, usucapião, indenização, etc), entre outros.

Aprenda aqui como avaliar um imóvel e veja um exemplo de Laudo de Avaliação de Imóvel no Curso de Avaliação de Imóveis.

​​

Os profissionais da  Laudo Consult são capacitados e certificados em avaliação de imóveis, pautando suas atividades  na objetividade, clareza, ética e fundamentação, garantindo a qualidade e excelência de atuação adquiridos através da experiência de mercado e utilização das mais modernas técnicas disponíveis no mercado. 

Entre em contato conosco através do email contato@laudoconsult.com.br ou do tel.: (31) 3296-3162 e solicite uma proposta. Teremos prazer em atendê-lo.