• Reginaldo Antunes

Quem Pode Fazer Avaliação de Imóveis?

Quem pode fazer avaliação de Imóveis?
Quem pode avaliar imóvel?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas me fazem por email ou através do meu blog. Ela é uma dúvida recorrente para quem não é da área. Porém, é facilmente respondida por quem conhece e entende do assunto.


E a resposta é simples: quem pode avaliar um imóvel? Vai depender do mercado no qual o perito avaliador estiver atuando.


No meu Curso de Avaliação de Imóveis e Como Montar o Negócio, eu apresento aos alunos os nove mercados de atuação do perito avaliador. Eu conheci estes mercados ao longos dos 13 anos de experiência em avaliação de imóveis. Alguns destes mercados aceitam exclusivamente a atuação de engenheiros civis e arquitetos. Outros aceitam profissionais de qualquer área (inclusive os corretores de imóveis que tenham apenas o curso técnico em transações imobiliárias).


Por exemplo, os bancos (Caixa Econômica Federa, Banco do Brasil, etc) somente credenciam engenheiros civis e arquitetos que, além de graduados, também tenham o certificado de participação em curso de avaliação de imóveis.


Por outro lado, a Justiça nomeia peritos avaliadores que tenham qualquer formação profissional, desde que tenham também participado de curso de avaliação de imóveis.


No caso do mercado das médias e grandes empresas, vai depender de práticas internas de cada cliente. Algumas empresas exigem que o perito avaliador seja engenheiro civil ou arquiteto. Outras, aceitam avaliadores de imóveis que tenham outras formações profissionais.


O importante aqui é salientar que, independente da formação do perito avaliador, o seu trabalho deverá ser elaborado de acordo com a NBR 14653 da ABNT. Qualquer avaliação de imóveis que seja feita sem levar em conta as diretrizes desta Norma Técnica estaria em desacordo com a legislação e não poderia ser utilizada para o fim ao qual se propõe. Então, se você deseja se tornar um perito avaliador de imóveis, faça o curso que esteja de acordo com a NBR 14653 da ABNT.


Portanto, os engenheiros civis e os arquitetos levam vantagem porque podem atuar em todos os mercados, sem restrições. Os demais profissionais também podem atuar como peritos avaliadores em determinados mercados (todos eles muito bem remunerados). Porém, todos devem fazer um curso de avaliação de imóveis para que os seus trabalhos sejam elaborados de acordo com a NBR 14653 da ABNT.


Fique à vontade de me escrever se tiver alguma dúvida.

Talvez eu não consiga te responder tão rápido, mas eu sempre respondo!


Um abraço!


Reginaldo Antunes

https://cursodeavaliacaodeimoveis.com.br/curso-de-avaliacao-de-imoveis/apresentacao-video-2/

www.facebook.com/laudoconsult

www.instagram.com/laudoconsult

417 visualizações