AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS - INTRODUÇÃO - 21/05/2018

Oi, tudo bem?

Eu sou o Reginaldo Antunes, Perito Avaliador de Imóveis.

Estou aqui para falar com você a respeito de Avaliação de Imóveis Urbanos.

O laudo de avaliação de imóvel elaborado por profissional especializado é um documento imprescindível na determinação do valor de mercado de um imóvel, onde são considerados elementos comparativos de mercado, cálculos estatísticos e a depreciação do imóvel em cada caso específico, conforme determinado pela NBR 14.653-Avaliação de Bens, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para executar uma avaliação de imóvel, além da vistoria obrigatória, é preciso também analisar seu potencial, seu aproveitamento econômico, sua vocação com base em conhecimentos do mercado local e suas tendências em relação à sua vizinhança, segurança e infraestrutura.

A técnica preferentemente utilizada é o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, onde uma amostra atualizada com dados de mercado de imóveis (com a mesma vocação e características) é inserida em um modelo estatístico. O resultado é analisado de forma a oferecer ao avaliador as informações necessárias e validadas estatisticamente para determinar o valor de mercado atualizado do imóvel.

É importante salientar que a avaliação de imóvel determina o valor real de mercado para o momento na qual foi executada. Como o mercado imobiliário é muito dinâmico, no sentido financeiro, o mesmo imóvel pode ser avaliado com diferentes valores em momentos diferentes, refletindo diretamente o mercado no qual está inserido. Desta forma, o laudo de avaliação de imóvel tem prazo de validade.

Exemplos de finalidades do laudo de avaliação de imóvel são: operações de compra e venda, partilha de bens, operações de garantia, atualização patrimonial, revisão de tributos, estudos de viabilidade de empreendimentos, renovação de contrato de aluguel, ou qualquer outra situação que envolva patrimônio imobiliário.

Os clientes principais do laudo de avaliação de imóvel são: pessoas físicas, incorporadoras, construtoras, bancos, governos, poder judiciário (em ações de partilha de bens, usucapião, indenização, etc), entre outros.

Um abraço!

Reginaldo Antunes
 

Curso de Avaliação de Imóveis

Torne-se um Perito Avaliador, faça o Curso de Avaliação de Imóveis!