AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS PARA A JUSTIÇA - 08/05/2018

Oi, tudo bem?

Eu sou o Reginaldo Antunes, Perito Avaliador de Imóveis.

Te escrevo hoje para falar do Mercado de Avaliação de Imóveis na Justiça.

Vários Processos Judiciais envolvem avaliação de imóveis: Inventários, partilhas de bens (divórcios e dissolução de sociedades), Renovatórias de Locação, desapropriações, indenizações, etc.

Em todos estes casos, nos quais os imóveis estão envolvidos, existe a necessidade de se determinar o VALOR DE MERCADO do imóvel. E para isto, faz-se o LAUDO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL.

O Juiz nomeia um Perito Avaliador para elaborar o Laudo Judicial. E os advogados das partes também contratam os Assistentes Técnicos para elaborarem os Pareceres Técnicos. Em 01 ação Judicial, são elaboradas 03 avaliações: a do Perito Judicial (que trabalha para o Juiz) e as dos Assistentes Técnicos (que trabalham para as partes).

 

É importante destacar a função de cada profissional envolvido e o documento elaborado por cada um:

- O Perito Avaliador é o Perito Oficial, nomeado pelo Juiz, e elabora o Laudo de Avaliação.

- Os Assistentes Técnicos trabalham para os Advogados das Partes e elaboram os Pareceres Técnicos.

Existem milhares de Processos Judiciais no Brasil envolvendo Avaliações de Imóveis. Grande parte deles está parado pela falta de Peritos Avaliadores de Imóveis. É um vasto mercado.

O Perito Judicial não é funcionário concursado da Justiça. Ele se apresenta aos Juízes da Comarca e passa a prestar serviços a estas Comarcas. A continuidade do trabalho do Perito Judicial está condicionada à satisfação do juiz com o trabalho prestado pelo Perito Avaliador.

 

Cada Estado do Brasil tem procedimentos diferentes para o cadastramento dos Peritos Avaliadores nas diversas comarcas. Procure as Secretarias do Fórum de sua cidade e procure saber os procedimentos para se cadastrar como Perito Avaliador.

 

Caso você seja parte em um Processo Judicial que envolve imóveis, procure a Laudo Consult Avaliações para te assessorar, atuando como Assistente Técnico em seu processo.

Um abraço!

Reginaldo Antunes

Curso de Avaliação de Imóveis

Torne-se um Perito Avaliador, faça o Curso de Avaliação de Imóveis!